FAQ's

Home | FAQ's

01. Eu tenho que pagar alguma coisa para aderir à Liben?
Não! O investimento é R$ 0,00 e não tem taxa de adesão! Você continuará pagando pela energia elétrica normalmente, porém até 90% de sua demanda será atendida por energia limpa e renovável, e o melhor de tudo: com uma redução de até 16% no valor! “focado no plano sem fidelidade”
02. Quais são as vantagens de aderir a Liben?
● Você terá um desconto de até 16% na tarifa de energia; e no final do ano isso significa que pagará praticamente duas contas de energia a menos.

● Não há nenhum custo para se juntar à Liben.

● Não há necessidade de obras ou instalação de qualquer equipamento.

● !!!Não pediremos nenhum dado bancário seu.”O abatimento chega pela conta da sua distribuidora”

● !!!O cancelamento pode ser feito a qualquer momento, sem pagar multa.”No plano com menor desconto”

● Sua empresa consumirá energia limpa de uma fazenda solar.

● Sua empresa continuará sendo atendida normalmente pela CEMIG.

● Você poderá mostrar aos clientes que seu estabelecimento respeita o meio ambiente utilizando uma energia renovável mais limpa.
03. Em quanto tempo vou receber meu desconto na conta de energia?
O prazo para recebimento do desconto é de até 60 dias se a usina já estiver em operação, que é o tempo máximo que a distribuidora leva para efetivar o seu cadastro. Se a usina estiver em construção o desconto chegará após a entrada em operação da usina. O desconto virá na sua conta de energia como “energia injetada”. “Confirmar tempo com Fábio, em PE eram 120 dias”
04. Posso confiar nesse negócio? É legal?
conferir a regulamentação em Resolução Normativa ANEEL nº 687/2015. Temos clientes em: (citar aqui cidades dos clientes e nomes dos clientes que autorizarem).
05. Quais localidades são atendidas?
Atualmente estamos disponíveis em todos os municípios de Minas Gerais atendidos pela CEMIG, e estamos trabalhando para em breve podermos ajudar consumidores de todo o país!
06. Como a energia chega até minha casa?
Da mesma forma que sempre chegou! Você continuará recebendo pelo mesmo sistema de distribuição.
07. O pagamento da conta de energia continua normal? Será pela CEMIG? A Liben envia boletos? Como é o abatimento?
Para facilitar a sua vida, a Liben enviará uma fatura única incluindo o valor da energia renovável, com até 16% de desconto em relação ao valor atual, e uma pequena parcela que ainda é paga à CEMIG, que continua fazendo o transporte da energia até você. Contudo, se preferir continuar pagando a conta da CEMIG, é só nos avisar que incluiremos na fatura da Liben apenas o valor da energia renovável. Nós sugerimos um boleto único para maior facilidade e controle. Deixa que nós cuidamos da burocracia.
08. Terei que instalar painéis solares? Qual a vantagem?
Não! Você usará energia elétrica de fazendas solares já construídas. A vantagem é que você não precisa investir nada e ainda assim pagará menos na conta!
09. De onde vem a energia?
Atualmente temos contrato com usinas solares fotovoltaicas. Portanto seu consumo será de uma fonte completamente limpa e você ainda estará contribuindo para um mundo melhor.
10. E se a Usina parar de funcionar, ficarei sem energia?
Não! Você continuará recebendo energia da distribuidora normalmente, já que na prática ela entrega a você a energia proveniente de várias usinas diferentes.
11. Como faço para aderir ao serviço? Tenho que assinar algo?
Faça uma simulação no site e preencha seus dados. Entraremos em contato para validar o seu cadastro e enviar nosso termo de adesão, para que você assine digitalmente sem custo algum. “Neste caso, seria a proposta, ou o questionário já pediria dados dos sócios/cnpj da empresa?”
12. A assinatura dura quanto tempo? Terei que renovar?
A assinatura da Liben é sem fidelidade, podendo ser cancelada a qualquer momento sem qualquer custo. Quando você assina o serviço, você passará a ter redução na conta de energia até quando quiser. Não é necessário renovação. “Novamente, no plano de menor desconto”
13. Consigo acompanhar o valor que será descontado? E a conta? Como?
Você receberá a fatura detalhada da Liben todo mês no seu e-mail (nos informe se quiser receber de outra forma!) .Será possível acompanhar a geração, a economia e a conta de energia através do nosso site e do nosso app!
14. Qual será minha relação com a distribuidora? Quando faltar luz na minha rua, continuarei tendo energia em casa?
Sua relação será a mesma de antes. Continuará recebendo energia elétrica pela rede da distribuidora, o que mudará será apenas a unidade geradora, tendo assim uma energia mais barata e mais limpa! Como a distribuição continuará igual, se faltar luz na rua faltará na sua casa, pois isso está ligado à distribuição e não à geração de energia.
15. Posso cancelar a assinatura a qualquer momento? Como funciona?
Sim! Se precisar cancelar você poderá fazê-lo quando quiser, por e-mail ou através de nosso site ou app. Apenas pedimos um aviso prévio de até 120 dias, para que possamos resolver todas as questões burocráticas com a distribuidora, e colocar outro cliente para receber desconto e energia limpa. “Confirmar datas com Fábio, em PE eram de 60 dias”
16. Se não tem investimento nem taxa de adesão, como a Liben ganha dinheiro?
Como a energia solar custa menos para ser produzida, a Liben consegue ser remunerada e ainda entregar ao consumidor uma energia com desconto em relação ao valor cobrado pela distribuidora.
17. Mas 16% não é pouco? Tem como reduzir mais?
Lembre-se que nós garantimos até 16% de economia na sua conta de luz sem precisar fazer nenhum esforço, sem precisar investir em um sistema próprio de geração solar. Basta assinar e começar a pagar até 16% menos pela energia. No final do ano, colocando no papel, você pagará de 1 a 2 contas de luz a menos.
18. Como funciona o sistema de créditos entre a usina e a distribuidora?
As usinas parceiras da Liben produzem energia elétrica e injetam essa energia na rede da distribuidora, gerando créditos que abaterão o valor de sua conta de luz!
19. O que é geração compartilhada?
A geração compartilhada é regulamentada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) desde 2016, através da Resolução 687/2015. Na geração compartilhada, um grupo de consumidores reunidos em uma cooperativa ou consórcio dividem entre si os créditos de energia gerados por uma usina de micro ou minigeração.
20. Tem taxa de adesão?
Não tem taxa de adesão nem investimento. Basta se cadastrar e dentro alguns meses receber desconto na conta de energia de seu negócio.
21. É necessário avisar a companhia de energia elétrica?
Não, nós cuidaremos de toda a burocracia para você! Todo o processo em relação a companhia fica nas mãos da Liben!
22. Mas eu já uso lâmpadas de LED e outras equipamentos para economizar, isso afeta algo?
Quanto mais economia melhor! O valor de até 16% será sobre o que você paga de conta de energia! “Sobre o valor referente ao consumo na conta”
23. Vocês atendem residências ou somente empresas?
No momento atendemos empresas e condomínios. Dentro de alguns meses passaremos a atender também residências.
24. O anúncio diz até 16%, como saberei a economia real?
Você pode fazer uma simulação [link pro simulador] para estimar o valor de sua economia, porém ela varia com seu perfil de consumo e modalidade tarifária. Após a simulação entraremos em contato para analisar sua conta de luz e informar o valor correto de sua economia.
25. Existe algum impedimento burocrático ou fidelidade?
Não! Nós cuidamos de toda a burocracia. Também não temos fidelidade, apenas pedimos um aviso prévio de até 120 dias antes de cancelar o serviço para podermos conectar outro cliente com a usina. “Confirmar datas com Fábio, em PE eram de 60 dias”
26. Não é melhor investir no meu próprio sistema solar, ou financiar através de algum banco?
Instalar um próprio sistema solar exige um alto investimento e a consideração de muitos fatores, como a autorização do proprietário se tratando de aluguel, a luz solar recebida no local, disponibilidade do telhado, posse de capital necessário, dentre outros. Com a Liben você faz o cadastro e começa a economizar logo que a usina entra em operação, e pode cancelar a qualquer momento, caso opte por fazer um investimento em seu sistema próprio.

“Resposta alternativa”- Caso seu consumo tenha uma variação grande,(para mais ou para menos), conseguimos ajustar o % de locação na usina, para continuar atendendo o maior % possível na sua conta, já na instalação de placas, num aumento de consumo, você não consegue subir o % sem custos de uma nova obra, e em reduções, você estará gerando energia que não será consumida, fazendo um desperdício de investimento”